Alguma vez já lhe disseram que o seu negócio venderia mais se alguma metodologia de vendas fosse aplicada? Quando um líder de vendas começa a refletir e pesquisar sobre o assunto, é certo que dois métodos entram em questão: vendas Inbound e vendas Outbound.
O ponto em comum entre os dois métodos é que ambos estão ligados a conceitos de marketing (Inbound e Outbound). Porém, as similaridades acabam por aí, pois os conceitos em questão agem de maneiras opostas.
E para que você entenda como funcionam as vendas inbound e outbound e descubra qual modelo utilizar em sua empresa. É só continuar lendo este artigo!
Inbound x Outbound: entenda os conceitos
O conceito de vendas Inbound provém do Inbound Marketing, que deu origem à maioria das estratégias de marketing digital. As técnicas de Inbound Marketing consistem em atrair um potencial cliente para o site/blog da empresa, ou seja, promovem um contato imediato.
No conceito de Outbound as ações ocorrem de uma maneira que a maioria das pessoas conhece. São estratégias que visam alcançar o cliente em vez de atraí-lo, como propagandas em veículos de mídia (TV, Rádio e mídia impressa), anúncios em outdoors, mala direta etc.
São dois conceitos completamente diferentes
Imagine que as empresas que investem no Outbound acreditam que anunciar em um outdoor é uma estratégia eficiente. Visto que muitas pessoas trafegam pelo local e é quase impossível um outdoor atraente e chamativo passar despercebido.
De outro lado estão as empresas que dedicam seus esforços nas estratégias Inbound, que preferem gerar oportunidades com a comunicação online, por meio do Marketing de Conteúdo, pois, em comparação ao outdoor, acredita-se que as pessoas passem mais tempo navegando pelo smartphone do que reparando nos anúncios à sua volta.
Como ocorrem as vendas Inbound?
Também conhecidas como Inbound Sales, as vendas Inbound acontecem sem a agressividade que, muitas vezes, é notada nas estratégias Outbound. Afinal, um time de vendas Inbound lida com clientes que já demonstraram algum interesse pelo produto/serviço da empresa.
Para chegar até esse ponto, é fundamental que seja feito o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas de forma que elas trabalhem em conjunto.
A partir do alinhamento das equipes, o time de marketing vai gerar oportunidades de interação com o público-alvo, coletará leads qualificados e então vai educá-los, por meio da nutrição de leads, até que estejam prontos para a conversão.
Então, sempre que houver um lead considerado pronto para comprar, o time de Inbound Sales estabelecerá o contato e cumprirá o seu papel com grandes chances de obter alta performance em vendas.
E as vendas Outbound, como funcionam?
Ao caminhar pelo centro da cidade, dependendo do movimento dela, é muito comum se deparar com equipes de vendas Outbound em ação. São times que saem em para encontrar ou trazer clientes para a empresa, ou, também, utilizam de cold calling para potenciais clientes.
Geralmente, a prospecção direta é realizada a partir de panfletagens, telemarketing e disparos de e-mail em listas de contatos compradas. Embora essas ações pareçam simples, a realidade é que elas exigem muito mais dos vendedores; já que eles têm o trabalho de educar o cliente sobre o produto e iniciar uma negociação.
Ou seja, para as estratégias de vendas Outbound darem bons resultados, é preciso contar com um time de vendedores muito bem preparados e dedicar um orçamento consideravelmente maior — em comparação às vendas Inbound.
Qual método a sua empresa deve adotar?
Embora o Inbound Marketing tenha crescido bastante nos últimos anos, é inegável que as estratégias de vendas baseadas no Outbound Marketing ainda têm um bom espaço e, em certos casos, são mais eficientes que as vendas Inbound.
O ideal é que os prós e contras das vendas Outbound e Inbound sejam analisados não somente para a sua empresa optar por um dos dois modelos, mas, também, para cogitar utilizá-los paralelamente!
E então, já sabe qual estratégia utilizar na sua empresa? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a entender a diferença!