Argumentar, persuadir, convencer. Estão aí três palavras que fazem parte do desafio de qualquer profissional que trabalha com vendas.
Apesar da dificuldade que alguns têm em lidar com este processo, ele não precisa ser um bicho de sete cabeças: existem técnicas para persuasão de vendas que foram amplamente estudadas por teóricos de diversas áreas e que podem ajudá-lo a conquistar o cliente de forma mais rápida e eficaz.
São formas de engajar e convencer o potencial cliente da importância de se adquirir determinado produto ou serviço e são frutos de uma extensa pesquisa em marketing e estratégia de vendas! Quer saber mais? Separamos as 5 dicas que consideramos mais importantes para você seguir:
1. Empatia
Identificar o principal problema do seu cliente, tocar no ponto em que ele mais se sente incomodado no dia a dia e sugerir uma solução para o seu problema pontual: são essas as ações que você deve realizar durante a venda.
A empatia — colocar-se no lugar do cliente, explorar suas dores e suas principais necessidades — é uma das técnicas mais importantes para persuasão de vendas. Não existe nada mais efetivo do que falar a língua do cliente, demonstrando que sabe o que ele passa em seu dia a dia, entende profundamente seus problemas e sabe como resolvê-los.
2. Escassez
Utilizar a escassez para persuadir o seu cliente não é mero truque de marketing: esta é uma técnica tão eficaz que está presente na maioria dos anúncios, campanhas publicitárias e na boca dos melhores vendedores do mercado.
Aposte na ideia de que o seu produto ou serviço estará disponível naquele preço, plano ou modelo por tempo limitado. Assim você evita que o cliente prolongue demais a sua decisão de compra.
Lembre-o de que, quanto maior for a demora em adquirir o produto, mais longe ele estará dos benefícios que a compra trará para sua vida.
3. Linguagem corporal
De nada adianta um ótimo discurso de venda, cheio de argumentos infalíveis, se o seu corpo está gritando o contrário. As palavras podem estar soando muito bem, mas se a sua postura é imprecisa, seu olhar é vago e suas mãos estão inquietas e sem lugar, a sensação que vai ficar no cliente é a de que você não está muito seguro e confiante no que está dizendo.
Sua postura deve ser altiva, sua voz deve ser firme e as mãos precisam estar sempre à mostra durante o diálogo com o cliente, pois mãos escondidas no bolso ou atrás das costas passam ideia de insegurança e imprecisão. Olhe firme nos olhos do cliente enquanto estiver falando e esteja sempre com roupas limpas e alinhadas.
4. Prova social
Nada como uma boa recomendação para acabar de vez com as objeções em vendas. Você é um vendedor e o seu cliente sabe disso. Ele sabe que você está interessado em concluir a venda e, por isso, só fará elogios ao produto que tem a oferecer. Mas quando os elogios vêm de outros clientes… Ah, aí a história muda. Clientes confiam na opinião e recomendação de outros clientes e você pode usar isso a seu favor!
Ofereça números e estatísticas de quantas pessoas já adquiriram seu produto ou serviço e mostre alguns depoimentos de clientes satisfeitos que o recomendam a todos. Esses depoimentos podem estar presentes em vídeo ou texto no seu site, blog ou você pode mostrá-los pessoalmente na hora da venda.
5. Teoria da reciprocidade
Existe uma teoria que diz que quando alguém nos faz algum favor ou nos presenteia de alguma forma, nos sentimos obrigados a devolver o agrado. E você, vendedor, deve aproveitar esse conhecimento!
Ao ser atencioso, dedicado e minucioso às necessidades do seu potencial cliente, ele se sente obrigado a ouvir os seus argumentos. Outra forma de usar a teoria da reciprocidade é oferecer brindes, promoções, descontos ou outros pequenos agrados àquele que chega até você. Assim, ele sentirá que está em dívida com você e estará mais receptivo às suas propostas.
E aí? O que achou dessas técnicas para persuasão de vendas? Você já utiliza alguma delas? Deixe seu comentário e nos conte a sua experiência! Até o próximo post!