Você já conhece o sentimento de pertencimento e como usá-lo para estimular sua equipe? Bem, hoje diversas empresas passaram a ver o setor de Gente e Gestão com outros olhos e isso gerou mudanças. E uma dessas mudanças foi justamente trabalhar o sentimento de pertencer da equipe, mostrando que eles fazem parte do crescimento da empresa.
Isso porque a maior riqueza de uma organização são as pessoas que a compõem. Ou seja, o sucesso de uma empresa depende dessas pessoas. Entretanto, ao falarmos de pessoas não estamos falando apenas de clientes. E é importante entendermos que eles são peças chaves para o sucesso de um negócio e é essencial desenvolver o sentimento de pertencer neles.
Mas, o que é esse sentimento de pertencer? Bem, esse sentimento nada mais é que o resultado constante da valorização que uma empresa tem por seu colaborador e vice-versa.
Como explicado antes, o ser humano tem a necessidade de fazer parte de um grupo e quando isso não ocorre a pessoa tende a se retrair. E isso é uma questão básica de se relacionar com outras pessoas que o ser humano tem dentro de si.
Qual a importância do sentimento de pertencimento em uma empresa?
Bem, toda organização precisa do 100% do seu colaborador e isso envolve o lado emocional e físico. Mas, nenhuma pessoa se dedica por total se não sentir-se parte de algo, certo? E ele pode até aceitar novas oportunidades que mostre valorizar suas aptidões e seu bem-estar.
Mas, essa procura por novas oportunidades se torna algo negativo para a empresa. Isso porque um sentimento de desvalorização pode afetar uma equipe inteira levando uma desconexão e gerando diversos problemas como;
- Falta de iniciativa e criatividade;
- Absentismo;
- Rotatividade de pessoas, etc.
Daí a necessidade de trabalhar o sentimento de pertencer que gera o bem-estar dos colaboradores, solidifica a equipe, torna a comunicação clara, etc. Além disso, ao afunilar as relações entre a equipe, gestão, liderança e empresa, é normal que seu cliente interno se sinta mais estimulado. E isso pode ser bom para suas metas, aprimorar suas habilidades, ou até para ser mais amigável e disponível a ajudar outras pessoas.
Como esse sentimento contribui para a retenção de talentos?
Hoje, dependendo da área em que a pessoa atue, existe uma grande rotatividade de pessoas. E bem, nenhum profissional se empenhará se não houver motivos para isso. Além disso, a retenção de talentos está voltada e atenta a cada profissional observando suas ações, motivações, ambiente de trabalho, bem-estar, mental e incentivo.
Lembrando que para esse sentimento está vinculado à empresa, é importante que o profissional se identifique com o modo de gestão. E ao ver as oportunidades surgindo, sua carreira se desenvolvendo, ele consegue se conectar não só com a empresa, mas com a marca. Pois, quando esse colaborador percebe que faz parte da empresa, ele passa a ter um senso de pertencimento.
Ou seja, quando o sentimento de pertencer é alto, tudo pode acontecer ao redor desse colaborador, mas ele não perde a “fé” na empresa. A economia pode oscilar, o mercado mudar, propostas melhores podem aparecer, mas o pensamento positivo de crescimento junto com a empresa permanece. Portanto, ele vem
Lisandra Sousa
Marketing GeoSales
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