Quando você pensa em um bom vendedor, qual imagem vem à sua mente? Talvez seja a de uma pessoa eloquente e perspicaz, que responda de modo rápido e eficiente a qualquer objeção formulada. Todavia, os melhores profissionais de vendas nem sempre são grandes oradores, saiba como treinar uma equipe de vendas!
De fato, em vez de ignorar o cliente e tentar ficar sempre um passo à frente, vendedores de sucesso são bons ouvintes que cuidadosamente escutam as necessidades dos clientes para realmente se identificarem e criarem relacionamentos com eles.
Tal habilidade pode ser desenvolvida com esforço e dedicação. Pensando nisso, preparamos este artigo com ótimas dicas de como treinar uma equipe de vendas campeã. Confira!
Alinhe o treinamento de vendas com suas metas de negócios
Quais estratégias você emprega e como o treinamento de vendas ajuda a apoiar os objetivos gerais do seu negócio? Qual comportamento deseja ver disseminado entre os membros do seu time? O que pode ser feito para mudar os processos de vendas em sua empresa? O que seus vendedores devem realmente fazer para alcançar o resultado desejado?
Se você não pode facilmente responder a essas perguntas ou conectar o treinamento de vendas às necessidades e prioridades do seu negócio, então é preciso modificar completamente os métodos empregados para capacitar sua equipe.
Não perca um tempo precioso, nem desperdice energia em desvios tangenciais. Concentre-se em ações capazes de impelir os esforços de toda a equipe em direção ao seu plano de negócios.
Treine a equipe de vendas como parte integrante da cultura empresarial
A maioria dos treinamentos de vendas são planejados e executados como “projetos”, isto é, eventos únicos, quando o ideal é que sejam parte de um programa de fomento de mudanças mais amplas ou de um processo de melhorias contínuas.
Aqueles que estão dispostos a adotar esse viés mais estrutural — considerando o antes, durante e depois de um evento de capacitação — terão maiores chances de estabelecer estratégias eficazes.
Fazendo isso, você também pode estar sempre desenvolvendo as habilidades essenciais que todo vendedor precisa ter, implementando programas contínuos que ensinem e estimulem uma boa gestão do tempo e comunicação escrita e verbal impecável, por exemplo.
Compreenda seus clientes
Além de conhecer o seu negócio, você também deve considerar o que está acontecendo com seus clientes.
Houve profundas alterações no comportamento dos consumidores nos últimos anos, devido às buscas na internet, orçamentos mais apertados, compradores mais inteligentes e bem informados, utilização em larga escala de dispositivos móveis, alto fluxo de compartilhamento de informações via redes sociais e a criação de certa expectativa de satisfação instantânea — atitudes que podem rapidamente truncar a fidelização de clientes.
Para enfrentar essas tendências e obstáculos, você precisa compreender os motivos que levam seus clientes a comprar seus produtos, o valor que seu negócio representa para eles e as formas pelas quais são tomadas as decisões de compra.
Esses elementos devem ser incorporados aos seus processos de treinamento contínuo. Lembre-se: não há como treinar uma equipe de vendas eficazmente sem possuir um conhecimento profundo dos clientes.
Somente assim, é possível promover mudanças ambientais ou de negócios no interior da empresa para acompanhar o surgimento de novas forças competitivas e tendências, fazendo com que a capacitação oferecida a seus colaboradores seja capaz de ajudar o seu negócio a evitar ou superar esses problemas.
Gostou deste artigo sobre como treinar uma equipe de vendas? Que tal conferir nosso guia prático sobre como estipular metas para trabalhar de modo eficiente e ter mais resultados positivos?