Você já ouviu falar da regra 20 70 10? Ou como essa regra é fundamentada? A regra 20 70 10 foi criada por Jack Welch e é um sistema que auxilia os gestores a diferenciar seus vendedores, assim os dividindo em grupos. Mas, essa divisão só pode ser feita mediante critérios claros de análises de desempenhos, objetivos e efetivos.
O papel dos gestores e líderes não é fácil, principalmente quando se trata de manter a produtividade da equipe e estimular o crescimento do colaborador. E é nesse ponto que a regra 20 70 10 entra para contribuir no crescimento da equipe, mesmo que as dicas não sejam seguidas à risca.
Ela promove o crescimento empresarial e social de seus colaboradores, cria uma cultura de aprendizado, contribui na qualidade dos serviços e reforça a sustentabilidade da empresa. Que tal entender melhor sobre essa divisão e como ela pode melhorar o engajamento da sua equipe? Continue lendo para saber mais sobre a regra 20 70 10.
Regra 20 70 10: Recompensar, impulsionar e afastar
Um dos pilares dessa regra é a recompensa, e o primeiro número refere-se a uma categoria de alta performance. Os gestores devem colocar nesse grupo os melhores vendedores que vai representar os 20%. Nesse caso, normalmente são os vendedores que têm um excelente desempenho e têm um bom engajamento na empresa. Seja com a cultura organizacional ou com a sua equipe.
Portanto, essas pessoas que fazem parte dos 20% não devem apenas ser recompensados financeiramente, mas também ter seu trabalho reconhecido. Pois, o objetivo dessa regra criada por Jack Welch é garantir que os colaboradores se esforcem ainda mais, servindo como exemplo para outros. Dessa forma, criando uma cultura de desempenho, crescimento profissional e social entre a equipe de vendas.
Você deve está se perguntando, mas como fica as demais porcentagens? Bem, 70% significa impulsionar e dentro desse grupo os gestores terão que achar maneiras para melhorar os resultados da equipe, já os 10% significa afastar. No último grupo os gestores terão que tomar atitudes mais drásticas.
Como essa regra pode ser uma boa ferramenta para a gestão de equipes?
Esse processo da regra 20 70 10 é quase que natural quando uma empresa tem bons líderes. Ela é importante porque facilita a sistematização de novos métodos e novas tomadas de decisão com fundamentos. Além disso, essa regra beneficia a gestão comercial e as vendas da empresa.
Pois, ela traz métodos que impulsiona a equipe a se esforçar mais e atingir seu potencial máximo. Assim como também garante a produtividade, a qualidade do trabalho da equipe buscando sempre por melhores resultados e contribuindo com o crescimento constante da empresa.
Além disso, os métodos usados para o crescimento da empresa e da equipe podem ser modificados pelos gestores. As técnicas normalmente usadas são os treinamentos da equipe, a cultura de feedbacks e os cursos próprios para a área de vendas.
Lisandra Sousa
Marketing GeoSales
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