Você sabia que o mix de produtos é a definição concedida para o catálago de itens que o seu negócio vende? Bem, ele existe para complementar os diversos perfis de consumidores e também para lhe auxiliar a ganhar mais espaço dentro do mercado. E saber como irá definir seu mix de produtos é importante para garantir o sucesso da sua empresa tanto no PDV (ponto de venda) quanto fora dele.
Mas, você sabe o porquê da importância de definir seu mix? O mix de produtos faz parte dos quatro P’s do marketing e é o principal protagonista no seu nicho de vendas. Isso mesmo, porém apesar de ser o protagonista, as vendas não dependem dele e sim do trabalho em conjunto. Entretanto, é importante lembrar que o produto faz parte de toda e qualquer estratégia comercial e por este motivo os vendedores devem ficar atentos ao seu produto e ao que o consumidor deseja.
Hoje o mais interessante é saber quem é seu público-alvo, quais são as expectativas e necessidades do seu consumidor. Isso pode parecer bobagem, mas para se manter sempre à frente da concorrência é importante analisar o mercado como um todo. Dessa forma você estará ampliando seu campo de atuação e visão sobre o mercado.
Como usar o mix de produtos para expansão de mercado?
Como explicado anteriormente, uma estratégia bem sucedida depende de um profundo conhecimento sobre o mercado e público-alvo. E a partir desse entendimento diversas empresas passaram a usar campanhas para atingir esse público. Além disso, seus produtos são criados e desenvolvidos para satisfazer as necessidades de seus clientes.
Portanto, se você sabe como responder às necessidades e expectativas de seus consumidores, a chance de sucesso do seu negócio é grande. Caso queira expandir seu trabalho, tente criar novos produtos com características diferentes do seu produto principal, para conquistar novos clientes. Assim, é possível manter o relacionamento com seu público original e ao mesmo tempo, lidar com um novo desafio.
Além disso, como o mercado está cada vez mais competitivo, é natural criar novos produtos para bater de frente com a concorrência. Infelizmente uma das maiores dificuldades dos gestores é encontrar caminhos que os ajudem na fidelização de seus clientes. E criar novas ideias de produtos ou serviços é crucial para o crescimento da empresa.
Vantagens: como definir o produto ou serviço ideal?
A ideia de uma nova linha de produtos ou serviços está entre as mais importantes estratégias adotadas por uma empresa. Mas por quê investir em novos produtos ou serviços e quais benefícios essa estratégia traz para a empresa?
Possuir um mix de produtos amplo e que tenha um segmento bom para diferentes perfis é o objetivo de diversas empresas, já que proporciona uma maior fatia de mercado. E essa estratégia traz benefícios, como:
- Maiores chances de conquistar novos clientes;
- Novas oportunidades de expandir o seu negócio;
- Maior competitividade;
- Menor dependência de um produto ou serviço.
Mas, para definir um mix de produtos ou serviços como uma alternativa interessante para seu negócio, é preciso se atentar a alguns fatores, como:
- Ramo de atuação da empresa;
- Região que atua;
- Qual é o tamanho da sua empresa;
- Tipo de produto oferecido;
- Desenvolvimento de um outro produto.
Procure investigar também o seu histórico de vendas. Entenda quais foram os produtos mais vendidos no passado, margem de lucro e quais tiveram menor custo de produção. Pois, o uso dessas informações será de grande importância no desenvolvimento de novos produtos ou serviços mais adequados para seu público-alvo.
Lisandra Sousa
Marketing GeoSales
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