Quer vender mais e melhorar o seu relacionamento com o cliente? Então você precisa saber o que é CRM e conhecê-lo profundamente agora mesmo. Assim, poderá aprimorar não só a eficácia com as ações de marketing, mas, principalmente, a qualidade e os resultados da equipe de vendas. Para isso, é claro, você precisa coletar informações diariamente sobre o consumidor, mas como fazer isso?
Uma boa forma para garantir dados constantes sobre o cliente é investir na automação. E a ferramenta mais apropriada para fazer a gestão de clientes é o CRM (Customer Relationship Management). Afinal, o que é CRM? Como essa ferramenta funciona? Quais são os benefícios do seu uso? Todas essas perguntas serão respondidas nesse post, vamos conferir?
O que é CRM?
Vamos começar pela pergunta de ouro. O que é CRM? Em inglês, a sigla significa Customer Relationship Management, que, em português, normalmente é traduzido como gestão de relacionamento com o consumidor. A ideia é sincronizar todas as informações obtidas pela equipe de vendas, marketing e atendimento para garantir os dados necessários para a tomada de decisão.
Todos os contatos feitos com os consumidores nesses três canais podem ser coletados e gravados, o que garante a integração das informações em toda a empresa. Assim, o gestor consegue acompanhar o cliente durante todo o funil de vendas e definir ações específicas para cada uma das etapas, garantindo resultados mais efetivos, é claro.
Como funciona o CRM?
A tecnologia deve fazer parte da rotina da empresa para a coleta de dados, mas, na verdade, o CRM é uma cultura que deve ser implementada internamente. O foco de cada ação deve ser no relacionamento de longo prazo com o cliente. Por isso, dizemos que o CRM pode ser dividido basicamente em três partes:
- Colaborativa: aqui o foco é obter o valor do cliente, para isso, é preciso criar bases sólidas em conhecimento sobre o mesmo e na interatividade;
- Operacional: nesse caso, é a criação de canais de relacionamento, que também podem ser encarados como verdadeiros canais de vendas;
- Analítica: por fim, a ideia é analisar todos os dados coletados para criar uma cultura do conhecimento, onde as decisões são tomadas com base em informação;
Quais os principais benefícios do CRM?
Apenas ao ler a descrição sobre o que é CRM, você já deve ter percebido que essa ferramenta possui um potencial enorme, certo? Vamos listar os três principais benefícios usando palavras-chave: personalização, relacionamento e eficiência.
- Personalização: O primeiro grande benefício do CRM é a personalização das ações de marketing e da abordagem da equipe de vendas, direcionada especificamente para o cliente;
- Relacionamento: Temos, ainda, a questão do relacionamento, ou seja, entender que a venda não termina com a entrega do produto, mas, sim que é um processo cíclico, de longo prazo;
- Eficiência: Por fim, é preciso considerar como benefício a eficiência, uma vez que as estratégias de marketing serão otimizadas e a equipe de vendas terá mais oportunidades para fechar negócios.
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