Todo o esforço empreendido por uma organização deságua no setor de vendas. É nesse setor que reside o coração de uma empresa e, portanto, ele precisa de uma atenção especial.
Nesse post, vamos te mostrar ferramentas tecnológicas para aprimorar a sua gestão de vendas e fazer o seu negócio se manter competitivo mesmo em momentos de crise. Confira!
1. Automação de força de vendas
Imagine que cada membro da sua equipe de vendas tenha, em mãos, um meio de consultar as informações relativas ao seu cliente ― histórico de compras e dados sobre o próprio negócio, como informações sobre o estoque e disponibilidade de fretes. Assim seu trabalho para fechar um negócio fica mais fácil, certo?
Isso é possível com a automação da força de vendas, um software integrado ao CRM e ERP da sua empresa que pode ser acessado de maneira remota. Assim dando ao vendedor as ferramentas necessárias para que ele conduza e feche uma venda de maneira rápida.
2. Big Data
Na era da informação, o que não falta são dados sendo gerados e transmitidos em proporções enormes na internet. Há algum tempo, empresas vêm descobrindo que é possível captar e analisar essa grande quantidade de dados ― o Big Data ― para melhor a sua capacidade de vender.
A ideia é conseguir atingir o lead no momento ideal. Quando uma pessoa faz um check-in pela primeira vez em uma academia, ela está mais acessível para comprar produtos fitness, por exemplo.
No entanto, para conseguir utilizar esse recurso, é preciso contar com soluções tecnológicas inteligentes e parrudos, que envolvem a mineração de dados e organização das informações ― que também pode ser feito com o CRM.
3. Business Intelligence
O BI está intimamente ligado ao Big Data. É com a Inteligência Empresarial que sua empresa consegue transformar todos os dados coletados em ações estratégicas efetivas.
Isso inclui dados sobre clientes gerenciados em um CRM. Mas também implica na análise e tradução de informações sobre fornecedores, concorrentes e contextos econômicos amplos.
Tudo isso é realizado em módulos, garantindo que o volume de dados possa ser facilmente entendido e utilizado de maneira efetiva. O BI, portanto, é a reunião máxima dos recursos de inteligência estratégica da sua empresa, o que inclui automação de força de vendas, ERP, CRM e Big Data.
4. Marketing Digital
O Marketing Digital é um dos principais locais onde os esforços gerados pelo uso do Big Data e de sistemas CRM vão desaguar. Com as informações corretas, é possível utilizar a própria internet para potencializar a divulgação de seus produtos e serviços. Consequentemente melhorando os resultados da gestão de vendas.
O marketing digital possui inúmeras facetas, que vão desde a compra de publicidade paga, passando pela criação de marketing de conteúdo, até o uso de perfis em redes sociais. Em geral, são soluções mais ágeis e baratas que o marketing tradicional e muito mais afiadas com o tempo em que vivemos.
5. E-commerce
É impossível falarmos em gestão de vendas e inovações tecnológicas sem abordarmos o e-commerce. O comércio digital é uma realidade e deve fazer parte da sua estratégia de vendas, inclusive com a mescla de lojas físicas e virtuais.
A gestão de vendas no e-commerce deve ser focada no uso de marketplaces seguros e práticos, ao mesmo tempo que precisa ser integrada aos demais setores de um negócio, em especial os de logística e estoque.
Por fim, lembre-se que também é preciso ter um bom atendimento de pós-venda para os seus clientes remotos ― eles são tão importantes quanto os compradores que visitam sua loja física!
Viu como a tecnologia pode ajudar a sua gestão de vendas? Ela também pode ser uma aliada em vários outros aspectos do seu negócio. Siga nossos perfis nas redes sociais e acompanhe como a tecnologia pode ajudar a sua empresa!