Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo cérebro humano para uma tomada de decisão. Por exemplo, se você é um vendedor é importante ter a visão desses gatilhos e saber como usá-los em um momento de negociação. Quer saber mais sobre gatilhos mentais? Continua lendo que a GeoSales separou várias dicas para você.
Você sabia que todo ser humano é influenciável? Alguns são mais difíceis que outros e é por esse motivo, que é importante que os vendedores ou representantes se planejem antes de uma venda. Isso para que possam entender seus consumidores e saber como influenciá-los. Mas, para funcionar é necessário identificar os gatilhos mentais e usá-los na sua estratégia de venda.
Entretanto, esses estímulos que o cérebro humano capta são envolvidos em um contexto emocional e social. Ou seja, é a mente humana que dá a última carta, ela decide o que vai e quando comprar. O primeiro sistema de tomada de decisão é o rápido, automático e subconsciente e o segundo é o mais demorado, lógico e calculista. E é por este motivo que sua equipe de vendas sempre devem estar inovando suas estratégias de vendas seja com gatilhos mentais, treinamentos ou cursos para entender os novos consumidores.
Como minha equipe de vendas pode usar os gatilhos mentais nas pré-vendas?
Para usar os gatilhos mentais nas vendas ou pré-vendas é importante que seu time comercial passe por um treinamento. E nesse treinamento eles devem entender a importância desses gatilhos, assim como também como usar as técnicas mentais e dominá-las na prática.
Entretanto, sua equipe de vendas tem como diminuir a curva de aprendizagem e extrair melhores resultados. Mas, como minha equipe pode fazer isso? Bem, sua equipe pode usar scripts nas pré-vendas, onde deve conter dicas e uma boa abordagem para falar com seus clientes. Esses gatilhos facilitam a tarefa de um vendedor na pré-venda, no agendamento e fechamento de uma negociação.
Sabemos que tomar decisões exige muito da gente e por conta disso a mente humana adota certos atalhos quando precisam fazer escolhas. Mas, você sabia que os gatilhos mentais são consequências que ativam as heurísticas? Quando você usa essas técnicas está ativando o pensamento rápido do cliente ao provocar algo e quando isso acontece a ação é quase que imediata.
Quais os gatilhos usar nas minhas vendas?
Existem diversos tipos de gatilhos como, a escassez, urgência, autoridade, prova social e ancoragem. E são os mais citados e usados por vendedores no meio comercial, por este motivo é importante os treinamentos para que seus vendedores entendam como usá-los. Busque na suas ações justificar o que você está fazendo, pois quanto mais verdadeiro o argumento maiores serão as chances de venda e de seus clientes confiarem em você.
Outra dica legal para você adotar nas estratégias de vendas, é mostrar o motivo de estar oferecendo o seu produto ou serviço ao seu cliente, ou seja, a sua vontade em ajudar é o que o convencerá. Por exemplo: Eu acredito que toda pessoa pode perder sua timidez, porque todos temos um processo de adaptação e a timidez pode ser quebrada de uma maneira simples, apenas conhecendo o próximo.
Mas, o que esse exemplo tem a ver com vendas? Esse exemplo é apenas uma demonstração, qual mostra o porque seu produto é bom ou como ele vai ajudar seu cliente. E quando usar os gatilhos de urgência ou escassez, tente explicar o porque seu produto atenderá as necessidades desse cliente ou porque ele é um produto forte no mercado.
Lisandra Sousa
Marketing GeoSales
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