Ferramentas para o atendimento ao cliente: entenda como elas podem ajudar

Ferramentas para o atendimento ao cliente: entenda como elas podem ajudar

Você sabe o que são ferramentas para o atendimento ao cliente? Essas ferramentas têm o objetivo de ajudar a empresa tanto no armazenamento das informações da clientela quanto no atendimento.

Com elas, é possível que o cliente receba um atendimento ágil e de qualidade, com erros minimizados ao máximo. Ao mesmo tempo, o atendente e a empresa conseguem ― de maneira facilitada e a todo momento ― armazenar e ter acesso a todas as informações necessárias.

Conheça algumas ferramentas para o atendimento ao cliente

Chatbot

Chega de deixar a clientela esperando para ser atendida! Além de perder vendas, a demora no atendimento ao cliente pode gerar má fama para a empresa.

O chatbot surgiu para resolver esse problema. Com a tecnologia usada atualmente nos bots ― programas de computador criados para automatizar determinados procedimentos ―, eles adquiriram a capacidade de aprender com o consumidor à medida que interagem.

Isso significa que um chatbot bem estruturado pode receber os clientes, responder suas dúvidas e, caso não consiga ser eficiente nisso, encaminhar para o setor responsável.

Softwares de gerenciamento de dados

Já estamos comentando sobre armazenamento de dados desde o início do texto. A importância dessa ferramenta é inegável, pois ela permite manter um histórico de cada cliente. Essa ação possibilita que o perfil do cliente seja montado e, como consequência, um atendimento mais individualizado seja feito.

Além disso, essa ferramenta auxilia no processo de pré-venda, pois garante maior entendimento entre cliente e atendente. Isso significa apresentar ao consumidor exatamente aquilo que ele está buscando.

Videochat

Uma ferramenta de atendimento ao cliente que vem sendo mais utilizada a cada dia é o videochat. Ele permite conversar “cara a cara” com o cliente, mesmo que exista uma grande distância física.

O videochat tem sido adotado sobretudo para a comunicação com aqueles clientes mais resistentes ao e-commerce e aos atendimentos virtuais.

Com essa ferramenta, o cliente pode ter um contato mais humano com o atendente, aceitando melhor a ideia de ser atendido pela internet.

E-mail

Você sabia que é possível utilizar o e-mail para outros fins além de responder dúvidas da clientela? Na verdade, ele pode ser uma importante ferramenta para diversas funções.

Com uma boa estruturação do e-mail, é possível oferecer soluções aos clientes, por exemplo. Também é possível utilizá-lo para contatos que não requerem tanta agilidade, como o follow up.

Saiba como elas podem te ajudar

A primeira coisa que precisamos ter em mente quando falamos sobre as ferramentas para o atendimento ao cliente é a finalidade delas. Elas funcionam, basicamente, com o objetivo de garantir integração de dados e facilidade na comunicação com os clientes.

Considerados esses pontos, podemos pensar em como utilizá-las em prol da empresa. Inicialmente, o que se destaca como melhoria ao implementar as ferramentas é o atendimento: ele tende a ficar mais ágil, uma vez que o cliente não precisa ficar esperando alguém atendê-lo individualmente ao telefone.

Outra melhoria no atendimento é provocada pela integração de dados. Quando os dados são facilmente relacionados ao cliente com quem se fala, é possível ajudá-lo a encontrar os produtos certos com menos tempo. Com isso, conseguimos uma vantagem indireta das ferramentas de atendimento ao cliente: melhoria do pré-venda.

Por que o pré-venda torna-se melhor? Essa é uma resposta simples, na verdade. O processo de venda eficaz ocorre porque o atendente tem o perfil do cliente em suas mãos o tempo todo; logo, ele sabe como falar, o que oferecer e como abordar cada assunto, graças às informações que estão armazenadas.

Esses motivos já deveriam ser o suficiente para que qualquer empresa implementasse ferramentas para o atendimento ao cliente. Porém, além das vantagens citadas, é possível utilizar cada ferramenta de maneira personalizada, a fim de criar uma experiência única para o cliente, tornando o atendimento um diferencial da empresa.

Que tal, agora que você já sabe tudo sobre ferramentas para o atendimento ao cliente, continuar se aprofundando no assunto? Acreditamos que o nosso post “Importância de softwares para a gestão da equipe de vendas possa ser útil para você. Dê uma conferida lá!