Estipular metas de vendas é fundamental para qualquer empresa. É com a ajuda delas que o negócio vai obter alta performance e crescer cada vez mais. Além disso, a equipe poderá desenvolver-se e buscar bons resultados ao tomar conhecimento das metas.
Mas não é todo gestor que sabe como estabelecê-las. Muitos impõem números que jamais são alcançados, trazendo desmotivação e prejudicando o setor.
Para que isso não aconteça, veja agora 7 dicas para estipular metas de vendas de uma forma mais eficiente!
1. Avalie o mercado
A primeira coisa a fazer é avaliar a situação do mercado no qual a empresa atua. Se ele estiver aquecido, aumentam as chances de que as metas sejam cumpridas. Caso contrário, é necessário repensar os objetivos e adaptá-los à realidade.
2. Observe os números da empresa
Você precisa observar quais são os índices de crescimento nos últimos meses ou anos se quiser ser eficiente em relação às metas. Veja as variações e, com isso, não só vai melhorar a gestão de vendas, mas também poderá estipular metas com eficiência.
Olhando o histórico da empresa, você saberá o quanto ela pode produzir e quais foram os bons e maus resultados.
3. Avalie o time
Sem a sua equipe, o negócio não conseguirá alcançar metas. Por isso, avalie os colaboradores, seja em relação aos números (como indicadores de vendas, por exemplo), seja sobre a qualidade do trabalho e as características de cada um. Assim, as metas podem ser estabelecidas de forma que cada um possa cumpri-las.
4. Defina o quanto quer crescer
Em vez de “aumentar as vendas”, tenha como meta “aumentar as vendas em 20% dentro do primeiro trimestre”, por exemplo. Uma boa meta é aquela que pode ser mensurada e é específica, trazendo números que sirvam de direcionamento e parâmetro para medição.
5. Tenha metas de vendas desafiadoras, mas não demais
As metas não podem ser descoladas da realidade: os funcionários precisam ter condições de alcançá-las, sem esforços sobre-humanos. Se a meta estiver distante da capacidade de produção dos colaboradores, eles vão se sentir frustrados e desmotivados ao não atingir os objetivos.
Mas também não estipule uma meta que seja fácil de alcançar. A equipe precisa de estímulo, e se não houver nenhum desafio, a desmotivação vai crescer e prejudicar o negócio. Busque um meio termo que concilie algo desafiador, mas possível de realizar.
6. Capacite a equipe
A sua equipe precisa ter as condições necessárias para atingir metas. Logo, invista em capacitação para que cada um se desenvolva e, assim, alcance qualquer meta. Sem as condições necessárias, será difícil esperar que os funcionários consigam entregar os resultados que você espera.
7. Faça projeções
Com base nos números da empresa, é possível fazer projeções e se antecipar a problemas. Assim, você poderá mudar as metas e corrigir desvios com mais eficiência. Sem essa projeção, o negócio corre o risco de parar no tempo e perder boas oportunidades.
Não existe uma regra para estabelecer metas de vendas, já que há uma variedade de empresas, equipes e gestores que têm diversas particularidades. Mas seguindo essas dicas, você aumentará as suas chances de sucesso em qualquer negócio e com qualquer equipe.
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