O autor e coaching Bob Hooey nunca esteve tão certo ao afirmar que: “se você não cuidar do seu cliente, o seu concorrente irá”. Com uma concorrência cada vez mais acirrada, fato é que criar estratégias de vendas exclusivas deixou de ser um diferencial e transformou-se em pré-requisito para manter-se competitivo no mercado e, consequentemente, obter resultados promissores.
Para não deixar que a concorrência saia na frente, evitando a perda de possíveis vendas, reunimos algumas dicas que vão ajudar toda a equipe a trilhar estratégias fulminantes. Tais alternativas não só vão garantir a venda, como facilitarão o processo de fidelização do público. Veja só:
1. Apostar em várias formas de contato
Quem disse que o contato com o cliente deve ser realizado apenas de maneira presencial e no momento da sua visita à empresa? Esse pensamento é equivocado, fator que pode ser comprovado pela existência dos processos de pré e pós-venda. Portanto, contate o seu público em períodos distintos e de formas variadas. Vale desde ligações por telefone até mesmo envio de e-mails.
O importante é sempre utilizar o bom senso. Deixe para efetivar tais contatos, por exemplo, quando surgir uma novidade na empresa ou quando o produto que ele tenha interesse estiver com um preço ainda mais diferenciado. Antes de decidir procurá-lo, entretanto, lembre-se de elaborar uma abordagem eloquente e cordial, mas sem forçar a barra.
2. Criar senso de necessidade instantânea
Desde a área de indústrias, passando pelas distribuidoras até o mercado atacadista, todos os profissionais desses segmentos provavelmente já ouviram falar sobre a criação do senso de urgência. Tal aspecto nada mais é do que mostrar ao cliente a necessidade de adquirir determinado produto naquele momento específico.
Existem vários motivos que justificam a compra instantânea, como questão do preço, que em breve pode aumentar ou até mesmo o esgotamento do produto. Mas, em hipótese alguma, pressione o seu público ao fazer o follow-up, por exemplo. Apenas deixe-o ciente da importância de fechar o negócio naquela hora.
3. Investir em marketing
Um trabalho minucioso e bem direcionado de marketing gera excelentes resultados. Afinal, tal ação contribui não só com o fortalecimento da imagem da empresa no mercado como também é responsável por converter possíveis clientes em clientes reais, aumentando o número de vendas.
Para não ter erro, solicite a ajuda de um profissional e invista em um processo contínuo de marketing, que será capaz de ajudar na manutenção dos antigos clientes, além de prospectar novos.
4. Determinar o público-alvo
Esse item complementa o tópico anterior. Fato é que muitos comerciantes não sabem a diferença prática de quantidade para qualidade. Assim, eles acreditam que quanto maior o número de clientes atingidos, melhor.
Mas, na verdade, o ideal é direcionar os seus produtos a um público-alvo já estabelecido, que seja compatível com a proposta da sua empresa. Isso vai render contato com os clientes certos, facilitando o processo de venda.
Colocando em prática as estratégias de venda citadas, pode apostar: a sua empresa vai alavancar de vez o negócio, efetuando cada vez mais vendas, além de encantar definitivamente a clientela.
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