A importância de promotores e suas principais atividades

As principais atividades dos promotores é executar  estratégicas em pontos de destaques nas lojas. São responsáveis por reportar a falta de produtos, tendo influência em resultados de ação, operação de trade marketing ou merchandising.

Exerce a atividades de trade marketing que é uma estratégia B2B promovendo o contato entre o consumidor final e o fabricante. ou seja, seu objetivo é de aumentar as vendas acompanhando o crescimento do mercado e a mudança de seus clientes.

São profissionais que fazem visitas para realizar estratégias planejadas pelo back office. Vários departamentos operacional, gerencial ou administrativo de uma empresa que fazem esses serviços não diretamente ao cliente.

Desempenho diário de promotores

Promotores tem um roteiro com suas principais atividades como;

  • Check-in nas lojas que passou e lista de lojas que deve visitar
  •  Verificar a exposição do produto e acompanhar as ações em lojas.
  • Registrar fotos na prateleira. 
  • Reportar os indicadores solicitados pelo supervisor. 
  • Ficar atento a ações da concorrência e avisar o supervisor caso haja alguma novidade.
  • Verificar o estoque do produto. 
  • Conversar e garantir o bom relacionamento com o gerente de loja. 
  • Apoiar ações promocionais e organizar o merchandising.
  • Esclarecer dúvidas de clientes. 
  • Analisar possibilidades de aumentar o market share (participação de mercado) da marca.

Em sua maior parte do tempo os promotores passam em contato trabalhando com o público. A base para um bom relacionamento é sua imagem, assim como a empresa e o produto que o mesmo representa.  Promotores carregam consigo um guia de execução de tarefas, ou seja, sendo impressa ou digital. É um documento indispensável, pois são as atividades que deve desempenhar nos pontos de vendas. 

Responsáveis por um bom trabalho de campo 

O supervisor é o responsável pelas ações dos promotores que se reportam diretamente ao coordenador. Quando um promotor é contratado por uma distribuidora, a missão principal  da empresa é aumentar a força de vendas. Assim, contratando também empresas especializadas no ramo de força de vendas como a GeoSales.

Os vínculos com fabricantes não são tão fortes em agências, porém existe chances de qualificações permanente oferecida pelas empresa. Estes profissionais que trabalham nesse ramo devem ser flexível a ponto de atuar em vários tipos de briefing.

Para desenvolver esse trabalho a pessoa que atua no ramo deve ter características únicas como ser  organizado, curioso, criativo, está atento ao que acontece no dia a dia e ter total conhecimento do produto que está representando. Principalmente para que não haja nenhum problema quando estiver trabalhando e possa tirar qualquer dúvida.

A importância de promotores representar o produto

Chamar a atenção do cliente é primordial para manter ou aumentar as vendas. A organização do produto, a posição faz toda diferença para que o merchandising possa ser eficiente. 

É importante levar em consideração os produtos. Observar quais tem maior saída, o que estão em promoção e os que precisam crescer em vendas. Faz parte do merchandising a demonstração de produtos, assim como, faixa em prateleira, stopper (material expositor promocional que se sobressaem), fita cross, adesivo, banners e totens.

Esse trabalho só consegui ir adiante quando existe dedicação de todos , seja por parte gerencial ou da equipe de campo. principalmente por que os promotores são os responsáveis por representar a marca em pontos de vendas, oferecendo degustações, explicando os benefícios do produto e defendendo a mercadoria nos melhores espaços.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


Gostou do nosso artigo? Imagino que provavelmente vai querer ver outros. Chega mais na nossa última publicação.