O que é customer service e quais principais ferramentas usar?

Customer service é uma área da empresa que reúne todas as reclamações dos clientes e é também um setor estratégico. Ele transforma o problema do cliente em melhorias para o produto ou serviço, até mesmo para o suporte. Pensando no bem estar do consumidor e da própria empresa a GeoSales separou algumas ferramentas para serem usadas neste setor. 

A área do customer service não atende apenas reclamações, como também lida com a insatisfação do cliente, procurando resolver suas dificuldades imediatamente. Ou seja, ele busca formas de evitar novamente o problema analisando e usando de feedbacks, tendo como:

  • Metas de eficiência comercial, operacional e de qualidade.
  • Concentração na satisfação e fidelização dos clientes através da personalização dos serviços.
  • Investindo em tecnologias que otimizem e melhore a experiência do consumidor.

Mas infelizmente por ser um setor totalmente centrado nos consumidores e na qualidade dos serviços prestados aos clientes, muitos gestores ainda acredita que seus custos são mais altos que o retorno previsto. 

Ferramentas para um bom atendimento

Quando o “suporte” mostra empatia e consegue se conectar com o cliente, a possibilidade de fácil comunicação é maior.  O customer service é importante para fazer com que a equipe/time de atendimento consiga transmitir os valores da empresa em que trabalha melhor.  Assim oferecendo algo mais humanizado em todas as etapas que o cliente passar durante o atendimento.

A qualidade no atendimento é um fator importante para conquistar e fidelizar clientes.  Usar de boas estratégia é fundamental principalmente quando se é pensado em ferramentas que otimizem o atendimento e eleve a comunicação, assim aumentando as vendas da empresa e mostrando seus valores.

Ferramentas para otimização de tarefas, organização e gerenciamento:

  • Chat atender;
  • Software de gerenciamento de dados;
  • CRM;
  • Marcadores do Gmail;
  • Mail track;
  • Trello;
  • You can book me;
  • Slack;
  • Skype.

Além disso trabalhando com essas ferramentas, você será capaz de maximizar suas vendas, atendimento ao cliente e gerar um crescimento para sua empresa.

Uso do Customer Service para uma reputação positiva

Muitas empresas não trabalham com o foco na cultura voltada para o cliente, apesar de ser uma tendência de mercado. Entretanto, é crucial adotar uma estratégia de atendimento e comunicação para se manter à frente dos concorrente. Para um fortalecimento de marca é necessário garantir que os consumidores tenham a percepção correta do que está sendo oferecido.

A intenção principal é trazer melhorias para seu produto ou serviço, mas sempre monitorando de forma próxima as sensações, experiência de atendimento e relacionamento do cliente com o que é oferecido para ele. Assim, conseguirá ter atualizações e sugestões que podem tornar seu negócio mais competitivo frente ao mercado. É por meio do customer service bem planejado e estruturado que será capaz de encantar e atrair o público, uma vez que conseguir a melhor comunicação. 


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


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