Em tempos de crise, o que todo mundo quer é vender mais, correto? E, para conseguir isso, você precisa extrair o melhor desempenho possível da sua área comercial. Inspirar vendedores é o grande desafio atual dos gestores.
Geralmente, a área comercial é a mais pressionada para conseguir bons resultados na empresa. Por mais que as vendas estejam relacionadas ao trabalho de todos os setores, quem lida com o cliente final são os vendedores.
Por isso, é preciso que você encontre formas de fazer com que essa pressão tenha um impacto positivo sobre os profissionais. Caso contrário, a desmotivação pode atrapalhar os negócios.
Veja, abaixo, 5 maneiras de inspirar vendedores e ter resultados melhores:
1. Trace metas desafiadoras
Equipes de vendas precisam de metas. Mas você sabe como traçá-las? Definir um objetivo a ser alcançado é muito mais do que imaginar um número aleatório e esperar que o colaborador chegue até ele.
Para se definir uma meta, é preciso realizar um trabalho estratégico de diagnóstico da situação atual, combinado com as necessidades futuras da organização.
O estudo para se definir os números a serem perseguidos pela área comercial deve chegar a objetivos factíveis e desafiadores. O que isso significa? Quer dizer que as metas precisam ser alcançáveis, na medida em que o trabalho seja bem desenvolvido. Mas elas também devem representar um desafio para o profissional: metas muito fáceis — ou difíceis demais — acabam gerando desmotivação.
2. Cuide da sua própria postura
Um dos traços de liderança mais marcantes é justamente a capacidade de inspiração. Quer dizer que sua equipe precisa olhar para você e sentir vontade de progredir, com base naquilo que você já realizou e realiza na sua carreira.
Portanto, a sua postura perante o time é fundamental para que os integrantes se espelhem em você e sintam-se estimulados. Procure reunir cases de sucesso da sua trajetória e demonstre, com exemplos práticos, como você agiria em situações difíceis de resolver.
3. Crie senso de urgência
Uma das técnicas de venda mais conhecidas e utilizadas no mercado é aquela que faz com que o consumidor acredite que, se não levar o produto na hora, acabará perdendo a oportunidade. Para se tornar ainda mais eficaz, essa técnica deve vir de dentro da organização.
Isso significa que os próprios vendedores devem acreditar que estão oferecendo uma oportunidade imperdível que, se não for aproveitada, poderá não se repetir no futuro.
4. Premie resultados satisfatórios para inspirar vendedores
Além de reconhecer aqueles profissionais que trazem soluções inovadoras, é preciso premiar os vendedores com melhores resultados. A premiação pode ser em dinheiro, com viagens ou mesmo com itens de valor.
O importante é fazer com que a equipe sinta que, com muito trabalho e dedicação, o reconhecimento virá.
5. Acompanhe o trabalho de perto
O gestor tem um papel fundamental para a equipe de vendas. Tente ser um líder participativo, que:
- colabora com as vendas;
- oferece soluções;
- está sempre disponível para esclarecer dúvidas;
- oferece apoio;
- batalha pelo cliente juntamente com os vendedores.
Isso cria um grande respeito e um senso de responsabilidade ainda maior no time.
Viu só como existem muitas maneiras de inspirar vendedores? Basta adotar essas técnicas e você verá os resultados da sua equipe comercial crescerem muito! Se quiser saber mais sobre este e outros assuntos relacionados, não deixe de assinar a nossa newsletter!