5 motivos para você fazer a automação da força de vendas

lista de motivos para fazer automação da força de vendas

A principal meta da maioria dos gestores é conseguir melhorar os resultados em vendas, otimizando o desempenho e aumentando a competitividade no mercado. Nesse sentido, a automação da força de vendas se torna uma excelente aliada, visto que a tecnologia tem evoluído constantemente.

A seguir, listamos alguns bons motivos para você fazer essa automação. Confira!

1. Agilidade na separação e entrega dos produtos

A utilização de um sistema que faça a automação, principalmente quando integrado a um ERP, ajuda a aumentar a agilidade no faturamento, separação e entrega dos pedidos de venda. Como o processo é automático, não há a necessidade de acumular pedidos para envio, por exemplo.

Além disso, essa fluidez também auxilia o planejamento de cargas, uma vez que não é preciso aguardar a fase de liberação dos pedidos que estavam retidos pelo setor de vendas. Isso traz melhorias para o processo de roteirização, reduzindo o tempo de espera e os custos operacionais.

2. Otimização do controle de estoque

Com a automação dos processos, a equipe de vendas passa a ter a possibilidade de consultar a disponibilidade de estoque antes de realizar uma venda. Quando a quantidade está baixa ou zerada, o próprio vendedor pode sinalizar a necessidade de reposição, otimizando o controle e os níveis de estoque.

3. Redução dos custos operacionais

Os custos são necessários para que a empresa consiga manter suas atividades normalmente. Porém, quando eles são elevados, comprometem o desempenho e afetam o índice de lucratividade da empresa. Com a automação, é possível fazer com que os vendedores direcionem o foco para atividades mais estratégicas, já que as mais simples passam a ser automáticas.

4. Maior segurança da informação

O investimento em tecnologia promove maior segurança da informação, uma vez que o risco de extravios e manipulação dos dados é mínimo. Além disso, com o maior controle dos dados que são gerados, torna-se possível acompanhar melhor o desempenho de cada processo e avaliar se os resultados estão favoráveis ou não — de forma bem mais confiável.

5. Auxílio para tomada de decisão com a automação da força de vendas

Quando uma empresa tem informações, ela pode usar isso como um recurso para melhorar suas operações e obter vantagem competitiva. Porém, para que isso seja possível, é necessário que os dados estejam bem organizados, além de atender a um propósito.

Nesse caso, a automação da força de vendas ajuda a organizar melhor os dados, acompanhar os resultados e permite que o gestor avalie quais são as principais falhas e oportunidades de melhoria que precisam ser trabalhadas, fazendo com que o processo de tomada de decisão seja bem mais preciso.

Existem diversos outros benefícios da automação da força de vendas, além dos que foram citados nesse artigo. A partir desses primeiros exemplos já é possível saber como os processos podem ser otimizados, direcionando a equipe para a realização de atividades que agreguem mais valor e ajudem a alavancar os resultados.

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