Empreender uma boa negociação, que deixe ambos os lados satisfeitos, exige conhecimento e técnica. A arte de chegar a um acordo a partir do atrito entre ideias e propostas é a forma como se pode encarar o ato de negociar dentro de uma relação profissional saudável.
Muitas vezes, tem-se a noção de que a negociação é uma disputa para vender pelo maior preço possível, tendo que lidar com o desejo do cliente de comprar por um valor menor. Porém, a negociação deve ultrapassar essa barreira inicial de disputa financeira.
No post de hoje, veja dicas valiosas para você sempre fazer uma negociação eficiente em todos os seus negócios. Acompanhe!
Ideia de benefício mútuo
É preciso que fique claro para o cliente a vontade de que a negociação não tem por objetivo conquistar uma vitória para um lado apenas, fazendo valer a cooperação como valor principal. A conversa deve buscar pontos de conciliação e não colocar as partes em discordância.
Para que um clima ameno se instale vale compartilhar informações acerca da proposta com lucidez e clareza, sem esconder os pontos principais, para assim ganhar a confiança prévia do cliente. Com essa postura aberta e amigável, a conversa flui com mais facilidade.
Calma e confiança
A postura ideal para iniciar a negociação é de calma e confiança. Deve-se ter em mente que mesmo em se tratando de uma venda muito importante para o negócio, não cabe desespero. Isso tiraria toda a capacidade de negociar e deixaria a proposta de quem oferece o produto ou serviço mais frágil e passível de contestação.
Também é importante não começar pelo valor mínimo que você deseja obter de pagamento. Coloque uma margem segura para poder negociar, sem gerar prejuízo para o negócio. Se tem segurança da qualidade do que está oferecendo, não será difícil passar essa certeza ao cliente.
Dar o primeiro valor é útil na medida em que coloca o produto ou serviço no patamar desejado e, a partir de então, pode-se negociar e trabalhar em cima de uma referência financeira para atingir um acordo final.
Local adequado
Estar em um ambiente que você conheça — dentro da sua empresa, por exemplo — traz confiança e melhora a performance em vendas. Por se tratar de um terreno que domina, terá mais facilidade em expor seu ponto de vista com assertividade.
Aproveite para convidar o cliente para conhecer as dependências da companhia. Ver um produto ou serviço funcionando também pode ajudar a tornar a negociação mais fácil. Se a única opção for negociar no local do cliente, não vá sozinho. Quanto mais gente, maior a sensação de segurança para trazer estabilidade a quem negocia.
Acordo por escrito
Quando um acordo for conquistado, é de extrema importância que ele seja formalizado por escrito. Deixar as propostas aceitas apenas no âmbito de uma conversa informal pode ser perigoso no futuro.
Desde o primeiro momento deve ficar claro que ali está sendo esboçado o caminho para um acordo que se transformará em um documento assinado por todas as partes. No momento em que a decisão de compra estiver tomada, o documento estará encaminhado graças às propostas apresentadas e discutidas na mesa de negociação.
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