A proposta de parceria comercial é um documento que definirá a parceria entre duas ou mais empresas. O objetivo desse documento é explicar e estabelecer os pontos, metas, objetivo da parceria etc. Ou seja, a fim de unir forças, algumas empresas optam pela parceria com intuito de aumentar a qualidade do produto ou serviço.
Além disso, em uma proposta de parceria, é importante lembrar da junção estratégica qual querem construir. Pois é interessante prezar por uma relação em que todas as partes ganham, ou seja, você, o parceiro e o cliente. Mas, é válido ressaltar também que uma empresa não deve jamais influenciar na gestão da empresa parceira.
Afinal, o intuito da parceria é que os esforços de ambas as partes possam se unir para oferecer um serviço melhor para seus clientes. Ter parceiros é ótimo para quem busca gerar novas oportunidades e alavancar seu negócio.
Proposta de parceria comercial: em que ficar de olho?
O mercado está cada vez mais cheio de nichos e negócios que têm tudo para dar certo. Ou seja, não foi só o consumidor que mudou, mas o próprio mercado devido a grande procura por melhoria e atendimento personalizado. Portanto, fechar uma parceria com outros negócios que atuam junto a um mesmo segmento ou diferente é essencial.
Entretanto, antes de você fazer qualquer negócio com uma empresa parceira, é importante analisar com cuidado o seu parceiro. Afinal uma parceria é algo importante, pois de certa forma eles farão parte do seu negócio. Mas, em que você deve ficar de olho? Separamos alguns pontos a serem vistos antes de você firmar uma proposta de parceria comercial.
Pesquise sobre o futuro parceiro
Devemos levar em consideração que a parceria é uma negociação. E é importante saber mais sobre a empresa a qual você pensa fazer parceria. Ou seja, você deve levar em conta o mercado, representantes, clientes, notícias sobre essa empresa etc. Lembre-se que seu parceiro comercial também levará consigo sua identidade empresarial, ou seja, você tem que saber como ele poderá te ajudar nos negócios.
Benefícios
Como explicado antes, a proposta de parceria comercial tem como objetivo gerar novas oportunidades em potencial. Ou seja, se não houver vantagens o melhor a se fazer é não fechar parceria. Mas caso sua empresa tenha dado match com outra, ambas podem se beneficiar com: troca de experiências, visões, divulgação da marca, soma de forças com a empresa parceira etc.
União de objetivos
Neste modelo de negócios, ambas as empresas não podem ou devem interferir na gestão da outra. Por isso, antes de fechar negócio faça reuniões, converse com o potencial parceiro e de certa forma, analise como ele vê a parceria. Mas, por que isso? Bem, é essencial escolher com cautela quem irá ser seu parceiro. Além disso, deixe claro os limites e os campos de atuação de cada empresa.
Foco no cliente
O que muitos não sabem é que a parceria comercial é uma estratégia de marketing. E como uma boa estratégia, seu desenvolvimento é baseado no cliente e no que ele procura. Isso porque, a parceria é uma via de mão dupla e não é focada apenas em lucro, mas sim em possibilitar uma experiência boa para o cliente.
Lisandra Sousa
Marketing GeoSales
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