Encontrar formas de aumentar o número de vendas é uma dúvida de muitos gestores. No entanto, antes de pensar em mudanças drásticas em sua empresa a fim de conseguir uma maior receita, você pode aplicar alguns indicadores de vendas que vão gerar uma grande otimização em seus processos.
Para ajudar na sua gestão de vendas, listamos 5 desses KPIs (Key Performance Indicators) que podem ser facilmente observados em seu negócio. Confira:
1. Número de clientes
Esse é o KPI mais simples de ser observado em vendas, porém, diz muito sobre a performance de um negócio. Afinal, os consumidores são a única fonte de dinheiro em um comércio e quanto maior seu número de clientes, maior será a chance de você gerar lucro.
No entanto, essa mensurável deve ser analisada em duas frentes: clientes novos e antigos. Entender qual porcentagem de vendas vem de cada um desses tipos é essencial para entender como vai a saúde do seu comércio — que precisa de ambos.
Manter clientes antigos é importante para aumentar seus lucros, uma vez que, conhecendo seu produto eles têm uma chance maior de ampliar o volume de compras. Do mesmo modo, observar o número de novos clientes é imprescindível para analisar a eficiência das estratégias de marketing realizadas e garantir a ampliação de mercado.
2. Vendas por produto
Quais produtos vendem e quais não? Avaliar quais itens do seu portfólio têm mais saída é importante para saber o que promover. Em geral, a divulgação deve ser maior para produtos que já têm um maior volume de vendas.
Além disso, é fundamental analisar o histórico desse KPI. Uma tendência de queda de vendas em um produto pode indicar que uma mudança de preço ou atualização é necessária. Ao mesmo tempo, perceber um aumento constante de vendas vai ajudá-lo a preparar um estoque suficiente para atender a uma demanda crescente.
3. Ticket médio
O ticket médio é o valor total de vendas dividido pelo número de transações feitas em um período. É um KPI importante e fácil de ser calculado, mas que, muitas vezes, é ignorado por muitos negócios.
Saber qual é esse número na sua empresa vai ajudar a criar estratégias para aumentar o valor médio de suas vendas, seja por meio de incentivos a consumidores que gastam mais ou por meio de vendas cruzadas — os famosos “acréscimos” utilizados em redes de fast-food.
4. Margem bruta
Esse indicador de venda mede a rentabilidade do seu negócio. Simplesmente, é o lucro gerado por cada venda, ou seja, o valor de venda de um produto menos o valor de manutenção dele.
Observar esse KPI vai ajudar você a identificar quais produtos têm uma margem bruta maior que outros e, a partir disso, pensar em estratégias de precificação e promoção de cada um.
5. Vendas por período
Entender como o fluxo de vendas muda de acordo com o tempo também é um indicador importante. O período observado pode ser destrinchado em diferentes intervalos para facilitar o acompanhamento, seja por semanas, meses ou trimestres.
Dessa forma, você pode saber quão bem vai a sua performance, com base em um histórico. Do mesmo modo, é possível prever e adequar seu atendimento a períodos em que você precise de mais ou menos colaboradores trabalhando no seu comércio.
Essas dicas te ajudaram? Comente como você pretende utilizar esses indicadores de vendas no seu comércio!