Na busca constante pelo aumento de vendas e melhores resultados de marketing, muitas empresas passaram a adotar o marketing de relacionamento como uma ferramenta para trabalhar a retenção de sua carteira de clientes . Assim levando a consumirem de forma recorrente seus produtos ou serviços.
Essa é a essência do marketing de relacionamento: estabelecer uma conexão com seus clientes de tal modo que se tornem fãs de sua marca e passem a divulgá-la de maneira voluntária. Vamos entender melhor como todo esse processo funciona?
O que é o marketing de relacionamento?
Como já dissemos, o marketing de relacionamento é uma ferramenta de marketing que possui o objetivo de fidelizar seus clientes à sua marca. Tornando-os verdadeiros fãs e, consequentemente, gerando vendas recorrentes de seus produtos ou serviços. Esse processo parece ser muito simples, mas não é.
O marketing de relacionamento é composto de vários processos que atuam de forma conjunta, iniciando-se no primeiro contato de um cliente com a empresa até o pós-venda. Neste “meio tempo”, é fundamental que a empresa consiga estabelecer um relacionamento de forma pouco invasiva, respeitando o cliente sem nunca o esquecer.
Como implantar o marketing de relacionamento?
A implantação do marketing de relacionamento começa muito antes de se pensar em entrar em contato com qualquer cliente. A cultura de relacionamento deve estar intrínseca em sua equipe de vendas. Atender bem não é estratégia, é obrigação para qualquer empresa que busca trabalhar o relacionamento com seus clientes de forma mais próxima.
Após esta cultura ser internalizada por sua equipe, chega a hora da verdade. A partir deste ponto é que você começará a realizar interações de forma mais personalizada com seus clientes, prestando um atendimento mais humano e mais próximo.
Para auxiliar nesta etapa, sua empresa pode investir em mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, etc.), em marketing de conteúdo ou nos dois juntos. É fundamental, também, que sua empresa possua um bom sistema de gestão de relacionamento com clientes. Pois, é por meio dele que será possível analisar qual o perfil exato de seus clientes. Quanto cada um gasta em seus produtos (ticket médio) e quais são aqueles que merecem mais atenção.
A criação de um plano de fidelidade, como as milhas aéreas acumuladas ao se comprar com cartão de crédito, por exemplo, é essencial e muito válida. Ao se optar pela implantação dessa estratégia de relacionamento com clientes, tenha cuidado para que este plano de fidelização não traga prejuízos à sua empresa.
Por que o marketing de relacionamento é importante?
Essa é uma pergunta muito simples de ser respondida. Com certeza você já ouviu a afirmação de que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo, certo? Pois é, essa diferença entre eles é de 50% a 60% mais barato.
Outro ponto importante é você analisar sua fonte de arrecadação. Se 80% de seu faturamento está na mão de 20% de seus clientes, você não iria gostar que eles fossem embora. Pois se os mesmos saíssem, você terá grandes problemas financeiros.
Quando devo investir no marketing de relacionamento?
Quanto antes você começar a investir, mais cedo você poderá colher os frutos desses relacionamentos. O ideal é que você já comece a executar esta estratégia desde o início de suas atividades. Mas, nunca é tarde para começar, ou seja, não importa quantos anos você tenha de mercado, essa é uma estratégia que beneficia a todos os tipos de empresa e a todos os setores.
Gostou dessa postagem sobre o marketing de relacionamento? Curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter e fique sempre por dentro das nossas novidades!