Quem está em uma posição de gestão deve entender como praticar uma comunicação pessoal eficiente. Ela é essencial para transmitir ideias, delegar tarefas, estipular metas, compreender dúvidas e, principalmente, fazer com que todos cheguem a um acordo e possam trabalhar cada vez melhor.
Mas nem todo mundo sabe como fazer isso. Afinal, parece ser difícil dialogar com pessoas diferentes que têm objetivos distintos. Portanto, se comunicar bem é importante para diminuir diferenças, reduzir conflitos e aumentar a produtividade, por exemplo.
Por isso, separamos para você 5 dicas para uma comunicação pessoal eficiente que farão você melhorar aspectos profissionais e até pessoais nessa área. Confira!
1. Observe a linguagem corporal
O corpo fala. A comunicação não-verbal faz parte do ser humano, e entendê-la coloca você em uma posição privilegiada. Compreendendo bem os sinais, será possível ver se o seu interlocutor tem interesse no que você diz. Ao perceber a linguagem corporal das pessoas, você consegue ajustar o seu discurso e torná-lo mais eficiente.
Ao notar gestos que demonstrem, por exemplo, desinteresse, raiva ou outras sensações negativas, é preciso mudar a fala. Acompanhe olhares, gestos com as mãos e outros indícios que ajudem a identificar o que a pessoa está pensando.
2. Seja direto
Se você falar demais, corre o risco de se enrolar e, pior, perder a atenção das pessoas. Não faça rodeios nem enfeite a mensagem: vá direto ao ponto. Isso não significa agir com rispidez, mas sim não perder tempo com palavras que nada acrescentarão à conversa.
Com objetividade, você mantém a atenção do interlocutor e expõe com mais clareza as ideias. Portanto, se perceber que a conversa está dispersando, recupere o foco.
3. Saiba ouvir
Uma comunicação pessoal eficiente não envolve apenas falar. É fundamental saber ouvir. Um bom diálogo é aquele no qual todos conseguem falar e ouvir da mesma maneira, sem ninguém se sobrepor aos outros.
Mesmo as opiniões contrárias devem ser escutadas com interesse e sem interrupções. Fazer isso ajuda a ganhar o respeito e a confiança das pessoas, atributos fundamentais para uma boa comunicação.
4. Tenha empatia
Além de ter interesse pelo que o outro fala, é importante colocar-se no lugar dele. Como você reagiria se fosse a outra pessoa? Você estaria em uma posição confortável se estivesse no lugar dela em uma conversa?
Coloque-se no lugar das pessoas e use da compreensão para entender os pontos de vista delas. Assim, será mais fácil chegar a um acordo que beneficie a todos.
5. Use o tom de voz com cuidado
A mensagem pode ser a melhor possível, mas se o tom de voz for inapropriado, o efeito pode ser extremamente negativo. Tons irônicos ou que demonstrem desprezo são péssimos e destroem qualquer chance de um diálogo positivo.
Portanto, regule o tom da sua voz. Com isso, você não intimidará ninguém nem abrirá espaço para interpretações erradas. Ajuste o tom de acordo com o seu interlocutor, dê ênfase para o que for necessário e busque falar de forma amigável, sem perder a firmeza. Esse controle é uma das peças-chave para uma comunicação pessoal eficiente.
Além da comunicação, quem está em uma posição de liderança também precisa saber como liderar melhor. Para isso, veja agora as 7 melhores práticas para liderar uma equipe de vendas!