Um bom software é aquele capaz de auxiliar na execução de orçamentos e na elaboração estratégica, por meio do monitoramento de métricas importantes para acompanhar o desempenho de seu time, identificando os pontos fortes e fracos.
Acompanhamento de métricas
Embora o número de vendas realizadas seja, em última instância, a métrica mais importante, há outras áreas nas quais os gerentes comerciais devem se concentrar. Alguns caem na armadilha de permanecerem demasiadamente centrados nas quotas de vendas e, dessa forma, perdem de vista outras métricas vitais.
Para evitar esse erro, você deve utilizar as informações obtidas por meio de seu software para focar em métricas que possam, efetivamente, acompanhar a performance de vendas, tanto da equipe quanto dos vendedores individualmente, tais como:
- Tempo médio de venda;
- Ticket médio;
- Leads gerados;
- Oportunidades abertas;
- Taxa de follow ups;
- Custo de aquisição de clientes (CAC);
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- Taxa de conversão.
Além do acompanhamento dessas e de outras métricas relevantes, a importância de softwares para a gestão da equipe de vendas deve-se à possibilidade de realizar análises detalhadas, fazer previsões acuradas e manter o time focado em aumentar as vendas: tudo isso de forma simples e prática.
Análises detalhadas
A realização de análises detalhadas é um fator essencial para qualificar seu planejamento de negócios.
A implementação de um bom software para a gestão da equipe de vendas contribui para avaliar pontos como: posicionamento competitivo, ciclo de vendas, características dos targets e eficácia das campanhas e ferramentas de vendas.
Além disso, é possível determinar se os volumes de tráfego de seu site e as taxas de conversão cumprem objetivos definidos anteriormente. Os desempenhos passados podem ser analisados e as falhas identificadas. Essas análises são úteis para manter sua equipe dedicada aos aspectos mais produtivos e lucrativos de seu negócio.
Previsões acuradas
Informações inadequadas podem levar a previsões de vendas equivocadas. Os melhores softwares de gerenciamento capturam dados de forma eficiente e fornecem informações relevantes que ajudam os vendedores a realizarem previsões corretas, pois os dados são facilmente visualizados.
Esse procedimento, a despeito de sua simplicidade, pode representar um grande alívio para resolver gargalos em seu plano de negócio.
Equipe focada em aumentar as vendas
Sua equipe pode se concentrar nas atividades principais, e não no trabalho administrativo. Uma vez que informações atualizadas sobre clientes e prospects estarão constantemente disponíveis, os vendedores poderão acessar os dados a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, sempre que necessário.
Você reduzirá custos, economizará o tempo gasto em tarefas manuais e diminuirá os riscos, se concentrando efetivamente no core business da empresa.
Facilidade da utilização de softwares para a gestão da equipe de vendas
Softwares para a gestão da equipe de vendas possuem, em sua maioria, interfaces intuitivas. Isso pode simplificar o trabalho dos profissionais de vendas, oferecendo acesso rápido a dados e a links.
Além disso, é possível utilizar suas aplicações para aumentar os índices de conversão, a geração de receitas e expandir a carteira de clientes.
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