Na rotina de trabalho, é fácil consumir todas as horas produtivas entre reuniões e supervisão de equipe. Tudo isso torna mais difícil aumentar as vendas, atingir as metas e manter a satisfação de todos os clientes.
Para mudar essa realidade, é preciso realizar vendas consultivas de alta performance. Mas, como fazer isso? Com qualificação, é possível fazer uma gestão mais eficaz, que eleve a agilidade nas vendas e amplie os retornos.
Confira, neste artigo, o que são vendas consultivas, algumas características deste tipo de venda e de que forma elas ajudam a otimizar os processos e alcançar a alta performance!
O que são vendas consultivas de alta performance?
O vendedor consultivo, como o nome já indica, tem o papel de consultor para o seu cliente. Isso quer dizer que ele precisa ter pleno domínio do negócio e das necessidades do consumidor.
O principal foco nas vendas consultivas não é fechar o negócio, mas ajudar o cliente, já que grande parte da decisão da compra já foi tomada antes do contato dele com o vendedor. Com isso, o vendedor fideliza o consumidor, que aumenta o ticket e até mesmo diversifica os seus pedidos.
Quais as características da venda consultiva?
1. Técnicas de vendas
Existem diversas técnicas de vendas consultivas que se adequam a diferentes cenários. Todas elas têm em comum o foco no conhecimento, em primeiro lugar. A SPIN Selling, por exemplo, leva o vendedor a fazer perguntas sobre a situação, o problema, as implicações e a necessidade de solução.
Ao obter as respostas para essas questões, você consegue compreender as dores do seu consumidor e terá mais chance de satisfazer a necessidade dele com produtos ou serviços eficazes.
2. Perfil do vendedor de alta performance
Além da responsabilidade e, claro, do foco em metas e resultados, o vendedor de alta performance tem a curiosidade aguçada e baixa necessidade de se sentir aceito pelo grupo, mas mantém um senso de humildade e modéstia.
Esses vendedores são desafiadores, valorizam a argumentação e possuem uma visão diferenciada do negócio. São capazes de se colocar na pele do cliente e, por isso, conseguem pressionar o consumidor, quando isso é necessário.
As equipes com vendedores neste perfil são mais facilmente gerenciadas, já que existe um microgerenciamento, que mantém os profissionais cientes do trabalho que precisam desempenhar.
3. Estratégias
As estratégias dos vendedores de alta performance levam em consideração que a experiência da venda é o que garante a fidelização do cliente. Assim, é preciso oferecer informações valiosas e únicas, que levem o consumidor à melhor alternativa.
É preciso deixar claro os motivos que devem balizar as decisões de compra do seu cliente e, principalmente, como a sua oferta se encaixa nas necessidades do negócio dele.
Enfim, as vendas consultivas são indicadas para equipes que precisam melhorar os índices de conversão ou aproveitamento de oportunidades. Os profissionais orientados aos resultados precisam se preocupar em fornecer aconselhamento ao consumidor e servir de guia para ele.
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