O processo de venda é marcado por diversas fases: pré-venda, durante e pós-venda. Isso quer dizer que toda a empresa deve investir em um relacionamento eficaz que compreenda as necessidades dos clientes para que consiga satisfazê-las sempre. Mais que isso, com atenção nos vários estágios, a empresa alcança uma alta performance nas vendas.
E uma das estratégias que melhoram e muito o relacionamento com o público-alvo é a preocupação com o pós-venda. E se você ainda não adota essa estratégia, não sabe o que está perdendo em fidelização.
Conheça agora 7 motivos para sua empresa investir em pós-venda!
1. Divulgação da sua marca
Em primeiro lugar, não tem como falar de estratégia de pós-venda sem ao menos falar da importância que tem na divulgação da sua marca. Quando você se preocupa com o cliente e com o que ele está adquirindo ao contatá-lo, é ainda mais enriquecedor. Você faz com que o consumidor não se esqueça da marca ou do produto.
2. Fidelização
Qual o cliente que não gosta de ser valorizado? De se sentir especial? O pós-venda pode gerar a fidelização e, por isso, fazer com que continuem comprando com você.
Quando percebem que o bom tratamento é realizado ao longo de todo o processo de vendas, certamente divulgarão e indicarão a empresa para amigos e familiares. O investimento no pós-venda evita que o cliente opte pela concorrência.
3. Satisfação do cliente
Como saber se o cliente gostou ou não do produto ou serviço oferecido? Realizando pesquisas, contatos etc. Esse é o cerne do pós-venda: garantir a satisfação do cliente. Isso quer dizer que você consegue saber se o item agradou, se não, se atendeu ou não às expectativas. E sabe o que isso gera? Feedback, como veremos a seguir!
4. Feedbacks
Se você quer se sobressair no mercado, apresentar um mix de produtos e serviços de excelente qualidade, nada melhor do que ter suporte para saber se está indo pelo caminho certo.
O feedback, nesse caso, é essencial por dois motivos: se o cliente gostou, vai continuar comprando e recomendará a empresa, aumentando sua taxa de retorno e seu público-alvo. Caso contrário, você pode aproveitar a chance de conquistar o cliente insatisfeito, promovendo uma solução, desconto, troca ou brinde.
Mais que isso, você consegue aprimorar seus serviços, evitando que as mesmas reclamações sejam feitas e criando metas de vendas mais realistas, conforme o feedback recebido.
5. Comunicação clara e eficiente
É no pós-venda que você tem uma comunicação mais clara e eficiente com o cliente. Afinal, já ele adquiriu o produto. Falta saber sua opinião e ainda agradecê-lo por confiar na empresa.
É um momento simples, mas que pode fazer uma diferença enorme na reputação marca. Não precisa de muitos cuidados, é bem simples mesmo. Inclusive, é aqui que você captura dados para realizar novas estratégias de marketing, por exemplo.
6. Relacionamentos duradouros
Vamos perguntar de novo: que cliente não gosta de se sentir apreciado pela marca? Receber um e-mail, mensagem ou um telefonema agradecendo pela compra, ganhando cupons para desconto ou para responder uma pesquisa de satisfação, é muito valioso.
O cliente se sente como integrante da empresa, estabelecendo assim relacionamentos duradouros.
7. Novos clientes em potencial
Um cliente novo faz a compra. A empresa contata-o como estratégia pós-venda. Mesmo que tenha sido sua primeira vez, é possível que goste da atenção dada, levando a uma fidelização inconsciente. E por mais que não faça parte do seu público-alvo, o cliente vai voltar a fazer compras de você!
E aí, o que achou dos motivos para investir no pós-venda? Hora de começar, não acha? Siga-nos nas redes sociais,(Facebook e Twitter) e tenha acesso a outros conteúdos como este!