Ser gestor de uma equipe significa ter tempo suficiente para definir estratégias, estabelecer metas, apoiar e motivar o trabalho dos demais membros, apurar resultados, corrigir rumos e estar atento para validar se suas atividades estão agregando o valor que deveria para o desenvolvimento da empresa. Contudo, no dia a dia, as várias tarefas e urgências acabam tomando todo o tempo do gestor e impedindo que ele faça uma gestão de vendas eficiente em suas 8 horas de trabalho.
Separamos 5 dicas que vão melhorar a forma como você enfrenta esses desafios e garantirão que você não precise de 12, 14 ou até 15 horas de trabalho por dia — e, ainda assim, fique sempre com muitas pendências. Confira!
Utilize a tecnologia a seu favor
Automatizar os processos de elaboração de relatórios, sistematização de dados e confecção de gráficos ajudará a economizar tempo com análises e a tornar a tomada de decisão mais rápida e certeira.
Outra vantagem em adotar um software de gestão da força de vendas é a possibilidade de padronizar processos. Após definir as etapas de vendas, as atividades que cada uma comporta e os dados necessários para considerá-la concluída, o próprio processo servirá de apoio ao time de vendas e dará mais foco às suas atividades cotidianas.
Treine a equipe de vendas com base em suas fraquezas
O treinamento é a melhor forma de eliminar gargalos, dar mais autonomia à equipe e fazer com que ela compreenda a importância da realização das etapas e tarefas do processo.
A dica é utilizar a tecnologia para mapear e identificar em quais etapas e por quais razões as oportunidades de negócios estão sendo perdidas. Dessa forma, você conseguirá criar treinamentos específicos para eliminar os principais pontos fracos da equipe e aumentar a sua eficiência.
Estabeleça metas e fortaleça o feedback
Apoiar o trabalho dos vendedores e fazer com que eles entendam as críticas construtivas, sugestões de melhoria e solicitações nem sempre é uma tarefa fácil da gestão de vendas. Contudo, se suas conversas e feedbacks forem pautadas em dados e metas combinadas com cada vendedor, certamente o entendimento ficará mais claro e menos pessoal.
Por isso, utilize a tecnologia para identificar os problemas que cada vendedor possa estar enfrentando. Com base nesses dados, forneça um feedback para cada pessoa de seu time.
Antecipe tendências do mercado
Muitas vezes, as mudanças no segmento de mercado em que sua empresa atua faz com que seus vendedores parem de bater as metas e diminuam o ritmo das vendas. As razões podem ser as mais diversas, como a adoção de estratégia de preços baixos por algum concorrente, a entrada de novas empresas com produtos ou serviços semelhantes, alguma inovação ou legislação que torne aquilo que você vende obsoleto.
Ao ter informações sempre atualizadas sobre os processos de venda em andamento e perdidos, você conseguirá identificar rapidamente anomalias e tendências. Assim podendo atuar de maneira proativa na correção do posicionamento de sua empresa. Por exemplo, iniciar promoções que combatam o preço baixo ou pedir adições àquilo que já é comercializado, não ficando atrás da concorrência.
Cuide apenas das exceções
Gerenciar todos os vendedores, atividades e dados em detalhes é humanamente impossível, caso contrário, não existiria a necessidade de uma equipe. Na maioria das vezes, é esse apego às microtarefas que consome sua jornada de trabalho.
Por isso, procure delegar aquilo que não depende de sua intervenção direta. Dedique-se apenas àquelas coisas que estão de fato sob sua responsabilidade e apoie as exceções, ou seja, solicitações esporádicas pedidas por seu time. Quanto mais atividades você delegar e mais autonomia der aos vendedores, mais motivados eles ficarão. Faça um teste!
Adotar a tecnologia e praticar essas dicas pode ser um esforço inicial adicional em sua jornada de trabalho. Mas, com o tempo, o aumento de produtividade, eficiência e as melhorias na gestão da empresa mostrarão que todo o investimento de tempo e de recursos compensarão.
Quer incentivar sua equipe a pensar nessas dicas sobre gestão de vendas? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e marque os vendedores de sua empresa para que eles também debatam esses temas com você!